27 dezembro 2009

Xilogravura / Wood Cut


  • Xilogravura sobre uma placa de pau-marfim medindo 19,5X21,5cm. Entintada e impressa como gravura em metal. Esta gravura foi feita a partir de uma aquarela de meu sketchbook. Como foi feita: Passei a aquarela por um scan e em seguida foi trabalhada no Photoshop para que resultasse em linhas apenas. A partir de um modelo em papel foi transferida (invertidamente) para uma placa de pau-marfim e cortadas apenas as linhas. Posteriormente, com uma escova de aço, salientei os veios da madeira. Na impressão utilizei uma prensa de tórculo e tinta sépia da Charbonnel. Ainda em processo de confecção. (Wood cut)
  • Na segunda versão foram introduzidos elementos de sombra e a placa de madeira foi limpa com mais vigor, excluindo-se da superfície não gravada os efeitos naturais proporcionados pelos veios da madeira. Nessa segunda versão usei a cor raw umber ao invés de sépia.
  • Na terceira versão foi modificada a cor de raw umber para sanguinea. Ficou aceitável. Foram tiradas 5 cópias em papel Rives Tradition Bright White 320 b/m2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário