21 abril 2010

Xilogravura / Wood Engraving (Maracanã)

  • Xilogravura  (para os puristas não pode ser chamada de xilogravura, dado que o material utilizado é sintético e se chama Resingrave) da "Série Idolos do Futebol". Na foto de cima coloquei a matriz para que o processo possa ser melhor entendido. Para os que não reconhecem a imagem esse é o Maracanã, o maior estádio de futebol do mundo, que fica no Rio de Janeiro.
  • Para fazer essa gravura são utilizados buris e não goivas, como na xilogravura de fio clássica. O trabalho mede 12.5X10cm.
  • No Brasil não há a venda de Resingrave (se você não pode ter  um bloco de buxo (boxwood), eu garanto que o Resingrave é o melhor material que existe para fazer xilogravura de topo, embora não tenha o charme, o delicioso cheiro, e a graça que a madeira tem), que deve ser importado dos Estados Unidos nos endereços que constam na barra lateral do Blog. Mas vamos facilitar para os interessados: Mcclain's Printmaking Supplies  e Graphic Chemical an Ink

Um comentário:

  1. Eu ver que minha pergunta mais adiantada está respondida! Resingrave é um bom material alternativo. Você igualmente utiliza o Dremel no Resingrave?

    ResponderExcluir