24 abril 2010

Xilogravura / Wood Engraving (Heleno de Freitas)

  • Xilogravura sobre um bloco de maçaranduba medindo 6X7.4cm. Faz parte da Série Ídolos do Futebol e representa a ousadia e a irreverência de Heleno de Freitas (nascido em São João Nepomuceno, em 12 de fevereiro de 1920 e falecido em Barbacena, em 8 de novembro de 1959).
  • Embora a gravura tenha sido feita, não entrou no conjunto de 23 gravuras que compõem o álbum final. Apenas hoje, relutante com a qualidade da imagem, resolvi imprimi-la e fiz apenas 10 cópias em papel Rives Tradition Bright White 320 g/m2.
  • Heleno de Freitas foi advogado, boêmio, catimbeiro, boa-vida, arrogante, galã, mas um homem nervoso, quase intratável. Depois de onze anos jogando futebol (obviamente, como mostra o uniforme, jogou pelo glorioso Botafogo), Heleno de Freitas entrou para a história como um dos maiores craques do futebol sul-americano.
  • Dono de um gênio intempestivo, que muitas vezes o fazia ser expulso de campo e lhe trazia muitos inimigos, Heleno de Freitas, apelidado do "Gilda" por seus amigos do Clube dos Cafajestes e pela torcida do Fluminense, por seu temperamento e por este ser o nome de uma personagem da atriz americana Rita Hayworth em filme de mesmo nome, foi o símbolo de um Botafogo guerreiro, que nunca se dava por vencido (fonte do perfil de Heleno de Freitas retirado do Wikipedia).

Um comentário:

  1. tenho de comentar novamente sobre abeleza de suas matrizes...nota 10

    ResponderExcluir