23 abril 2010

Atelier de Xilogravura

  • Depois de um ano de obras e quase cinco meses para confecção dos armários, meu  "atelier de bolso" ficou pronto (na fotografia aparece apenas o canto que eu uso para xilogravura (wood cut e wood engraving). 
  • Finalmente consegui instalar meu prelo-de-provas (é um Funtimod do início do início do século 20 usada para provas gráficas) que depois de um "fine tuning" ele vem produzindo excelentes resultados. Adquiri também um dremel da Beltec utilizado por ourives que produz excelentes resultados em peças de madeira. Tenho usado pouco, só para desbastar espaços em em que não haverá aplicação de tinta.
  • Uma coisa interessante sobre esses prelos-de-prova (proofing press) é que após terem caído em desuso nas gráficas, eles estão sendo vendidos para fundições, derretidos e reutilizados em novos produtos. Já é raro encontrar um deles para venda. São excelentes para provas rápidas e tiragens de gravuras pequenas.

3 comentários:

  1. nota 10 o seu "atelier de bolso"...parabens pelos trabalhos e pelo blog.

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  2. Você usa a ferramenta de Dremel para toda sua gravura? Você usa uma folhosa nativa para seus blocos de madeira ou algo mais? Desculpe-me por favor - eu estou usando um programa de tradução em linha, e eu sou incerto da qualidade dos resultados.

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  3. Hey, Emie,
    I am very happy with your commentaries.
    The Portuguese of the translator which you used was almost perfect. Very good. Do not worry about that.
    The Portuguese is a wonderful language, with many expressive resources. Although not very practical, as is the case of English.
    In Brazil we have a boxwood of bad quality. We do not use.
    In Portuguese engraving does not have the separation between Wood engraving and Wood Cut, both have the name of "gravura" (something like Print or engraving).
    Wood engraving - the best wood is maçaranduba (it does not have translation) a wood very very very very hard and of red-dark color - Cerezo is the trade name in English-. Excellent to record, but bad to draw on it.
    wood Cut - the best wood is wood-ivory (pau-marfim), that he is light-yellow, very very good to record. She is native of the south of Brazil but it is rare to find.
    Rarely do I make use of dremel.
    Wood engraving - I record all my wood engravings with tools of Edward C. Lyons and Charbonnel, yes, Charbonnel toos, old tools.
    In Wood cut I use Japanese tools that I bought in McClain' s and some that I bought here in Brazil which are 20 years or older.
    I use, also superglue to create areas in the wood where I want a special texture. The superglue functions as the Resingrave for wood cut.
    I will make a post with the explanations of my use of wood and tools.

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