17 abril 2010

Xilogravura / Wood Engraving

  • Embora tenha colocado a imagem de um "olhar" na banda lateral, substituindo o desenho de uma prensa, não expliquei o que ela é, ainda que esse trabalho esteja reproduzido na "Série Olhares". É uma xilogravura de topo (wood engraving). Coloco na imagem acima a matriz sobre dois sacos de couro e areia. 
  • A madeira utilizada é a maçaranduba, excelente para xilo de topo, embora muito escura para gravação. Uma solução simples que encontrei foi trabalhar permanentemente com uma bombinha  de borracha (aquela utilizada pelos barbeiros) com talco dentro, que deve ser jogado sobre as linhas gravadas, dando boa visibilidade ao trabalho.
  • A madeira maçaranduba pode ser facilmente encontrada em madeireiras, no que eles chamam de "perna-de-3" (acho que a literalidade disso seja "caibros de três polegadas").
  • Os sacos de areia e couro podem ser encontrados (e importados) da McClein's Printmaking Supplies (USA), no endereço http://www.imcclains.com , pelo nome Engraver's Sandbag. Mas você pode fazê-los facilmente com alguma paciência, uma agulha grossa, um pedaço de cordonê,  um pedaço de couro e  dois sacos de areia para gatos, vendidos em Pet Shop.

Nenhum comentário:

Postar um comentário