14 junho 2010

Xilogravura / Wood Engraving


  • Gravura sobre uma placa de Resingrave com 10.2X15.2cm. Alcione foi a modelo da composição.
  • Embora o rosto da modelo pareçam idênticos neste post e no post anterior, são momentos diferentes, são imagens diferentes.
  • Todo o trabalho foi feito com apenas uma ferramenta (Angle Tint #1) da Edward C. Lyons. A área do piso foi trabalhada com um dremel da Beltec. Embora não tenha dito no post anterior, para esse tipo de trama a broca do dremel deve ser previamente desgastada sobre uma pedra de afiar, tornando-a quase sem corte (rombuda, como se costuma dizer), possibilitando um trabalho mais suave, dado que menos abrasiva. 
  • Novamente não promovi a limpeza intensa das "áreas brancas" da imagem. Deixei que permanecessem alguns pontos de cor espalhados.
  • A gravura ainda está em processo de ajustes.  
  • Veja em "Mais Informações" o processo de criação da gravura.
  • Primeiro corte: a experiência da gravura anterior me fez produzir uma matriz mais resolvida. A cadeira e o piso permaneceram praticamente não foram alterados após o primeiro corte.


  • Segundo Corte: modelei mais intensamente os braços e o rosto da modelo. Limpei a área sob o rosto delineando melhor o pescoço.


  • Terceiro corte: intensifiquei a limpeza das "áreas brancas" e voltei a limpar as áreas do rosto, delineando mais intensamente a área dos olhos.


  • Quarto corte: voltei a trabalhar os braços da modelo e intensifiquei a limpeza nas "áreas brancas".

  • Quinto corte: intensifiquei a modelagem do rosto  da modelo. Trabalhei a área das pernas dando volume definido às sombras. Trabalhei os braços da modelo e produzi alguma luz na região do ombro e da roupa negra. Produzi uma renda na base do vestido da modelo.
  • Sexto corte: criei as luzes dos cabelos e fiz alguns ajustes no encosto da cadeira, acima do ombro esquerdo da modelo.

  • Sétimo corte: promovi alguma limpeza no canto superior esquerdo da gravura, voltei a trabalhar as luzes do ombro e da roupa e modelei melhor as mãos.

  • Oitavo corte: limpei o canto superior esquerdo da gravura. Voltei a trabalhar as luzes do rosto e dos braços.

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