16 julho 2010

Xilogravura / Wood Cut (O ciclista na lama)

Primeira cópia                                                        Matriz desenhada
  • Gravura em madeira sobre uma placa de pau-marfim medindo 25X19cm.
  • Sobre a placa desenhei com nankin, a traços rápidos um ciclista em velocidade sobre um terreno de lama. Utilizei um pincel japonês próprio para aquarela.
  • Utilizei basicamente duas ferramentas. Uma goiva em V para as linhas curvas e a ferramenta de multilinhas (três, cinco e seis linhas) da Edward C. Lyons. 
  • O fundamental nesse trabalho (na parte de gravação, é claro) é conjugar a direção do movimento da figura com a direção da fibra da madeira, que nesse caso são horizontais. Isso possibilita o uso da ferramenta de multilinhas, que não funciona corretamente se perpendicular ao sentido do fio da madeira. Esse planejamento deve ser feito antes de se desenhar sobre a placa de madeira. Isso quer dizer que se a escolha tivesse sido por uma imagem vertical e não horizontal, como foi feita, não teria funcionado corretamente, dados os objetivos do trabalho.
  • Como primeira prova nota-se que há a necessidade de modificações no desenho e na qualidade da impressão.

2 comentários:

  1. Ficou sensaconal, adorei o tema escolhido. Parabéns!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. gostei do teu trabalho! a tua linguagem tem uma identidade da qual me sinto próximo. Claro que tu és um virtuoso e eu sou mais impaciente. Depois a parte didática que generosamente compartilhas é um regalo e um maná para quem quer saber mais ou simplesmente está iniciando. Bem hajas.

    ResponderExcluir