27 julho 2010

Gravura em Linóleo / Linoleum Engraving

Cópia final (segunda sobre primeira)
Segunda Impressão          Primeira Impressão
  • Gravura sobre uma placa de linóleo montado medindo 12.5X19cm (apenas uma matriz para duas cores).
  • Utilizei nessa gravura o processo da "matriz perdida",  "redução" ou "método Picasso" - como queiram chamar -, onde com uma só matriz se vai gravando e imprimindo da direção do fundo para a direção da frente, ou das cores mais claras para as cores mais escuras.
  • As duas imagens menores representam os dois passos (foram apenas duas reduções). A da direita, mais densa, portanto com mais massa para impressão, representa a cor de fundo, que no caso foi o cinza. Após impressas as cópias da imagem pequena da direita, a matriz volta para ser cortada "reduzida" em direção à segunda cor, que no caso dessa gravura foi o negro.
  • Após a regravação essa matriz remanescente é impressa sobre as cópias feitas anteriormente, possibilitando que se obtenha o resultado da imagem maior, onde aparecem duas cores (cinza e negro).
  • A imagem à direita, em meio ao texto, mostra o registro mecânico das cópias. Em um prelo de provas, por meio de guarnições e cunhas de impressão a matriz é fixada. O passo seguinte consiste em construir um marco para entrada do papel.
  • A dica mais importante para esse método (quando usado o prelo de provas) é entender que como o rolo da prensa imprime para a esquerda e para a direita, as cópias subsequentes devem obedecer o sentido da cópia anterior, dado que o rolo de impressão causa uma pequena deformação da imagem por excesso de pressão. Isto quer dizer que as cópias feitas no sentido direita para esquerda devem manter esse sentido para todas as matrizes reduzidas. O mesmo se dará para o sentido inverso.
  • Como o processo não guarda a certeza do acerto, é prudente tirar cerca de 20% mais cópias que o número de cópias desejadas, dado que haverá perdas. 
  • O segredo desse método consiste em ter dois bons sistemas de registro. O primeiro registro deve fazer coincidir os desenhos sobre a matriz e o segundo registro (o principal) deve ser feito na hora da impressão, quando o "descasamento" pode arruinar o trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário