26 julho 2010

Gravura em Metal / Etching

O Duplo / A Inveja

  • Revendo alguns trabalhos antigos encontrei essa gravura e imaginei interessante colocá-la no blog.
  • É uma gravura sobre uma placa de cobre medindo 40X50cm. Trabalho desenvolvido em 1987 para uma série não finalizada da qual me restaram apenas duas cópias. 
  • Lembro que meus interesses naquela época estavam muito voltados para a psicanálise. Havia anos eu fazia análise e isso tinha um forte impacto sobre meus trabalhos.
  • Bem, mas vamos lá. Essa gravura foi feita de modo pouco convencional. Ela foi gravada como uma gravura de relevo e impressa como gravura em côncavo. 
  • Explicando: a parte do que seria o "tapete" protegi com uma grossa camada de Neutrol e fiz riscos com uma ponta de metal. Na parte de baixo do "tapete" e acima das cabeças dos "duplos" deixei sem qualquer proteção contra corrosão. O desenho dos "duplos" foi feito a pincel como se estivesse desenhando sobre o cobre. O que seria o sofá protegi com uma camada grossa de Neutrol. 
  • Deixei a placa em banho de imersão em ácido nítrico (em 1987 não era habitual o uso do percloreto de ferro) por diversos dias até que surgissem as estrias típicas da laminação industrial do cobre. Isso formou as linhas das figuras, o carpete etc. Na parte relativa ao que seria o sofá, posteriormente, fiz uma água-tinta para obter uma "cor" uniforme. Recortei com uma tesoura de funileiro a parte de cima da placa de cobre contornando as cabeças dos "duplos" e a gravura ficou pronta. 
  • Usei tinta sangüínea (quer cor melhor para a inveja?) e tirei algumas cópias.
  • Para quem não sabe o que é Neutrol, explico: Neutrol é marca registrada de um produto para vedação contra infiltrações (entre outras coisas). É uma resina líquida betuminosa usada em construção civil da qual se valem os gravadores, pois, se bem aplicada sobre o metal, irá protegê-lo contra a ação de ácidos corrosivos (percloreto de ferro e/ou ácido nítrico, basicamente). Nunca encontrei material que pudesse substituir o Neutrol, que considero o melhor do melhor para gravura sob ácidos corrosivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário