07 julho 2010

Xilogravura / Wood Cut

  • Xilogravura sobre uma placa de Eucatex (usei o verso, o lado com a trama) medindo 41X47cm. Foram usadas três cores na gravura e ela foi impressa em apenas uma passada pela prensa.
  • O processo consistiu em desenhar a figura sobre o Eucatex e em seguida, com uma goiva fina traçar as linhas que formam a figura (que ficarão brancas após a impressão). Com uma serra de joalheiro separe as partes que devam ter cores distintas. Assim, foram obtidos blocos para o negro, o verde e o vermelho (e um bloco que não receberia tinta). 
  • As partes são entintadas separadamente e montadas no momento da impressão. A parte de cima, em branco é colocada no lugar para impressão sem tinta.
  • Esse processo tem vantagens e desvantagens. Por ser usado o lado da trama do Eucatex, poucas cópias podem ser tiradas se utilizada a prensa de rolo, dado que a pressão deve destruir gradativamente a trama. Tem como vantagem criar, por natureza, uma trama interessante na imagem. Uma solução para aumentar o número de cópias é usar uma prensa tipo prelo para livros, embora se deva usar bastante pressão para que se obtenha uma imagem de boa qualidade.
  • Foi feita apenas uma cópia de teste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário