13 agosto 2010

Gravura em Metal / Intaglio


  • Gravura em metal sobre uma placa de alumínio medindo 25X25cm gravada ao estilo ponta-seca para a Série Chuvas.
  • A imagem foi gravada usando três ferramentas: uma maravilhosa ponta-seca da Topal (quem lembra?) para as linhas mais "pesadas", uma ponta-seca com ponta de diamante (para linhas mais finas) e um Half Tone Rake 45~65 screem (para criar massa de cor), ambos da Edward C. Lyons.
  • Usei um mix de tinta composta de 70% de azul profundo e 30% de negro. 
  • Foram tiradas 10 cópias impressas em papel Rives Tradition Bright White 250 g/m2.
  • Como fazer uma matriz de ponta-seca:
  1. A escolha do material: pode-se optar pelo cobre ou pelo alumínio. O cobre apresenta maior dureza que o alumínio, produzindo matrizes mais resistentes, com o inconveniente de dificultar a gravação. Eu escolho o alumínio tanto pelo custo (baixo) quanto pela dureza (ideal);
  2. Imagem a ser gravada: transfira o desenho para a matriz ou desenhe diretamente sobre ela;
  3. Gravação da imagem: tenha à mão um pouco de tinta negra (eu uso tinta negra da Speedball à base de água apenas para gravação, não para impressão, quando uso tinta à base de óleo) e a medida que você for riscando a matriz, vá passando o dedo na tinta e no risco gravado - sujando -, facilitando a visualização do trabalho. Quando você já tiver uma boa área gravada, esfregue um pedaço de folha de jornal sobre a gravação para melhor visualizá-la. Limpe a matriz até que o desenho produzido fique claro pra você. Continue gravando, entintando e limpando até obter um resultado satisfatório. 
  • Esse método de gravação irá produzir um desenho aveludado quando impresso sobre uma folha de papel macio.
  • Se você se apaixonar por gravuras feitas pelo método ponta-seca, entre na Interrnet e procure pelos trabalhos de Martin Lewis, artista australiano (radicado nos Estados Unidos) que levou ao limite essa técnica.

    4 comentários:

    1. A sensação é bem forte do vento, das árvores sendo sacudidas. Demais!

      ResponderExcluir
    2. Obrigado, Angelo, pela gentileza. abraços. e Parabéns, também, pelos seu trabalhos. Gosto muito do uso de letras e números na arte e você sabe bem como fazer isto.
      Um grande abraço.

      ResponderExcluir
    3. Hola Angelo, me gusta mucho la serie Chuvas. Logras unos trazos y negros preciosos con la punta seca, y veo que además explicas muy bien! muchas gracias por compartir esto, me gusta mucho todo tu trabajo, sobretodo los grabados.

      ResponderExcluir