17 setembro 2010

Gravura em Metal / Intaglio

  • Gravura em metal sobre uma placa de alumínio medindo 35X25cm gravada ao estilo ponta-seca para a Série Chuvas.
  • A imagem foi gravada usando duas ferramentas: uma ponta-seca pesada para as linhas mais profundas e uma ponta-seca com ponta de diamante para as linhas mais delicadas.
  • Posteriormente, após o desenho estar terminado passei sobre a gravura uma lâmina dura para rebaixar as rebarbas da ponta-seca e em seguida, trabalhei algumas linhas com um buril em losângulo para as linhas mais delicadas.
  • O trabalho foi feito em quatro estágios: o primeiro, mostrado na imagem menor, à direita, foi o primeiro estágio, ainda sem "peso" de formas e padrões, o segundo, à esquerda, estava mais acabado, com todos os desenhos definidos. No terceiro estágio, que não aparece aqui, fiquei entusiasmado demais com o resultado da ponta-seca, que acabei escurecendo demais a imagem. Agi com uma lâmina para rebaixar a intensidade da gravação e voltei a redefinir as formas, resultando no quarto estágio, representado pela figura maior.
  • Usei um mix de tinta composta de 70% de azul profundo e 30% de negro. 
  • Foi tirada apenas uma cópia para testes.

2 comentários:

  1. Boas deste lado do oceaneo! =)
    Estou interessado em adquirir tda a serie chuvas! Mtos parabéns pelo trabalho!
    Deixo aqui contacto para combinarmos...
    Figueiredodaniel5@gmail.com
    Danielfigueiredo_5@hotmail.com

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ola me chamo Joao Luiz e eu estou a procura de fotos desenhos entre outros que se encaixam na arte da capa do livro que minha turma de colegio esta a fazer.Sendo assim eu queria saber se eu poderia usar este desenho no livro, posso por todas as informações da imagem e a do autor.O livro sera monetizado para juntar fundos para a formatura e viagem da minha sala de aula, sim estamos no ultimo ano, aleluia usahuhsuahs o livro ele fala desta nossa sociedade mãe que nos faz o que somos... responda neste e-mail: julianafpaulino@gmail.com aguardando sua resposta, muito obrigado.

    ResponderExcluir