16 janeiro 2011

Aquarela / Watercolor

Casa em estilo Déco em Copacabana
  • Desenho de observação em Copacabana feito em meu sketchbook medindo 210X275 mm.
  • As coisas que mais me entusiasmaram nesse prédio foram o fato de ele ser uma daquelas edificações de esquina que são pequenas demais para serem compradas, demolidas e reconstruídas como edifícios de apartamentos (esses prédios são bastante comuns em Copacabana) e o fato de que seu estilo (quase) Déco sempre me fez lembrar a Villa Arpel, do filme Mon Oncle do Jacques Tati, que soube captar o lado equivocado de Le Corbusier quanto à sua visão de futuro, traduzidos pela praticidade, disciplina e ascetismo arquitetônico. O futuro foi e está sendo caótico quanto à arquitetura e de resto, com a vida nas cidades. 
  • Meu apartamento fica na quadra à esquerda desse imóvel. Foi simpres pra mim fazê-lo. Bastou esperar que a chuva de tempestade passasse e ir até lá desenhá-lo. 
  • Essa visão foi captada enquanto dividia espaço com um sujeito que dormia em plena calçada, ao lado de um carrinho de duas rodas ao qual chamamos de "burro-sem-rabo". Parecia que estava exausto de trabalhar, talvez bêbado até e sem casa pra nela deitar o corpo. Parte do caos.
  • A árvore é um ficcus italiano, farto em caule e folhas que abraça essa casinha salvando-a do calor imenso.
  • Quem quiser conferir dê uma olhada no Google Maps no endereço maps.google.com.br/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-BR&a...

2 comentários:

  1. Desenhos em aquarela me fascinam, me fazem lembrar da alegria dos tempos de criança. E desenhos em aquarela retratando o Rio de Janeiro me fascinam ainda mais, me dão um prazer indescritível, seu trabalho é lindo.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas palavras amáveis, Wesley. Tenho o mesmo sentimento pelas aquarelas, que considero uma das técnicas mais difíceis, dado que quase sempre espontânea.Aquarela meticulosamente estudada vira desenho pintado, sem o frescor que uma boa aquarela exige.
    Abraços e volte sempre.

    ResponderExcluir